sábado, 21 de abril de 2012

Conceitos de Dicionário, parte 1


Intimidade é exatamente o contrario de formalidade?
Achava muito estranho chamar meu psiquiatra de doutor, nunca chamei meu pai de senhor.
A palavra “frescura” tem a ver com “adequado”, talvez a frescura seja mesmo adequada de certa forma, ou talvez prezar para que as coisas aconteçam adequadamente seja uma frescura, já que vão acontecer de qualquer forma.
Abandono do desnecessário, dos enfeites, das rimas;  ir reto rápido direto ao ponto. Camisetas brancas sem estampa ao invés de golas pólo com bordados. Livros com muito texto e pouco espaço em branco ou imagens. Pensamentos simples curtos e profundos. O relógio não permite frescuras.O tempo é o senhor de tudo, logo frescuras são inadequadas, adequação é inadequado.
A corrida em busca da eficiência cria paradoxalmente a burocracia. Claro que a falta de honestidade e caráter das pessoas aliada à impessoalidade de nosso mundo inchado demais de pessoas, contribuem para isso. Homem primata, capitalismo selvagem, burocracia adequada.

Medo, solidão e carência são praticamente o mesmo sentimento; fica aquela angustia, aquela coisa faltando, algo incomodando. Falta o chão de um porto seguro embaixo de nossos pés, seguimos um caminho tortuoso cabisbaixos e indecisos, com o constante receio de que o próximo passo será em falso.

Vergonha é o simples ato de admitir o que somos para nós mesmos e negar e tentar esconder isso para os que estão a nossa volta. É um conflito selvagem e silencioso de opiniões que não tem outro antídoto senão o tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário